top of page

Desafios atuais do Balonismo Brasileiro

  • Foto do escritor: Venha Voar de Balão
    Venha Voar de Balão
  • 30 de jun.
  • 4 min de leitura
Balão a Ar Quente, Campanha para Pilotos, Balonismo

O balonismo brasileiro vive um período de transformações importantes, que exigem de todos nós mais atenção, responsabilidade e profissionalismo. Os recentes acidentes com balões ocorridos no último mês de junho, em Boituva-SP e Praia Grande-SC, reforçam a necessidade de reflexão sobre um possível mal entendimento sobre a regulação pertinente às operações com balões a ar quente, que minimiza a segurança nestas operações aéreas.


A Rubic Balões lamenta profundamente os acontecimentos e se solidariza com as vítimas e seus familiares.


Esses episódios também evidenciam desafios importantes que o balonismo enfrenta hoje no Brasil, como a falta de conhecimento sobre regulamentos já existentes, a interpretação inadequada de normas e a necessidade de maior comprometimento com as responsabilidades que envolvem a operação de aeronaves.

A aviação civil é regida por normas técnicas estabelecidas em padrões internacionais definidos pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), criada pelo Tratado de Chicago de 1944, que orienta a regulamentação, licenciamento, segurança operacional e manutenção em todos os países signatários. O Brasil é signatário deste tratado, inclusive sendo um dos membros fundador da OACI, tendo contribuído ativamente desde o seu início para a promoção da aviação civil internacional. No Brasil, os Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC) atualmente em vigor já seguem esses padrões internacionais, incluindo aeronaves, licenças e operações.

Balonismo, Aviação Civil, ANAC e padrões internacionais
Ilustração gerada por IA, 30 de junho de 2025.

Agora é a hora de agir. Por isso, idealizamos a campanha VOE LEGAL, um movimento de conscientização e ação que convida pilotos, equipes e entusiastas do balonismo a refletirem e assumirem seu papel fundamental nesse novo momento da atividade no Brasil.


Campanha VOE LEGAL


A campanha é uma iniciativa da Rubic Balões voltada à conscientização dos pilotos de balão a ar quente sobre a correta regulação para fins comerciais e sobre a importância de manter suas licenças, exames médicos e experiência recente em conformidade com o RBAC 61, contribuindo para uma aviação mais segura, responsável e profissional.


Mais do que atender a um requisito legal, voar com a documentação atualizada é uma forma de demonstrar compromisso com a segurança operacional, com o aprimoramento constante das habilidades do piloto e com a valorização do balonismo como atividade técnica, confiável e profissional.

A campanha acontece também em um momento importante para o setor: a Rubic Balões está na fase final do processo de certificação de tipo de suas aeronaves, o que abrirá caminho para uma nova era no balonismo brasileiro, com alternativas profissionais, seguras e totalmente alinhadas às normas da aviação civil para voos comerciais com passageiros.


Regulação do Balonismo no Brasil: um breve panorama

No Brasil, o balonismo é regulado pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, que define diferentes tipos de operação.

  • As atividades aerodesportivas, regidas pelo RBAC 103, permitem o uso de aeronaves e aerodesportistas cadastrados, sem exigência de licença para o piloto, mas proíbem operações comerciais.

  • Já as operações gerais ou experimentais, previstas no RBAC 91, exigem pilotos habilitados e aeronaves com Certificado de Autorização de Voo Experimental, sendo vedado o transporte remunerado de passageiros.

  • Por fim, voos comerciais de passeio só podem ocorrer com aeronaves certificadas pela ANAC, pilotos licenciados conforme o RBAC 61 e RBAC 67, e empresas formalmente autorizadas como SAE, de acordo com a Resolução nº 659/2022 e IS 91-007, sempre operando em áreas previamente autorizadas pelo DECEA.


Essa estrutura normativa segue os padrões internacionais definidos pela OACI, garantindo que todas as operações sejam realizadas com segurança, responsabilidade e profissionalismo.

Piloto de Balão Ar Quente
A Licença PBL está regulamentada sob a norma RBAC 61, Subparte I. Foto: RUBIC BALÕES.

Licença de Piloto de Balão Livre (PBL): um retrato atual


As licenças de Piloto de Balão Livre (PBL), previstas no RBAC 61, representa a base para a prática segura e regulamentada do balonismo no Brasil.

Os dados mais recentes reforçam a urgência desse tema:

  • Em 2023, o Anuário da Aviação Civil registrava 353 licenças PBL emitidas, sendo 233 habilitações válidas, destas habilitações 24 sendo como instrutor de voo (INVB).

  • Em 2024 eram 354 licenças PBL emitidas, mas apenas 194 estavam com a habilitação válida. Além disso, somente 19 pilotos possuíam a habilitação de instrutor de voo (INVB).

  • Já em fevereiro de 2025, os números caíram ainda mais, com apenas 184 licenças válidas e 12 pilotos com INVB em dia.

Número de licenças PBL válidas Brasil (2023-2025)
Queda no número de Licenças PBL válidas ao longo dos últimos três anos.

Conclusão

Esse cenário evidencia que muitos pilotos e pessoas que ingressaram na atividade nos últimos anos – principalmente na operação comercial – optaram por migrar para um uso inadequado do regulamento RBAC 103, deixando de manter sua licença PBL ativa.


O quê fazer?

Atualmente, o grande desafio será conscientizar todos sobre a importância de manter suas habilitações atualizadas, pois essa realidade impacta diretamente a segurança, a qualidade das operações e o desenvolvimento profissional do balonismo brasileiro.


O processo de revalidação da licença PBL pode ser consultado diretamente no portal da ANAC, que detalha todas as etapas e requisitos necessários: Revalidar habilitação para Piloto de Balão Livre – BLAQ.


Um dos pilares centrais da campanha é destacar o valor dos voos de recheque realizados com examinadores credenciados pela ANAC, momentos fundamentais não só para a renovação da licença, mas também para reciclagem de conhecimentos, atualização de procedimentos e fortalecimento da cultura de segurança entre pilotos.


Como única escola homologada pela ANAC, e contando com 3 examinadores credenciados para a realização de voos de recheque , a Rubic convida pilotos e operadoras a abraçarem esta campanha.


Esta campanha é um chamado à responsabilidade, ao aprendizado contínuo e à valorização da atividade aérea que todos nós amamos.


Porque voar legal, é voar seguro!


Fontes:

(1)    Agência Nacional de Aviação Civil: https://www.gov.br/anac/pt-br

(2)    International Civil Aviation Organization (ICAO): https://www.icao.int/

(3)    Instituto Brasileiro de Aviação: https://institutoaviacao.org/anuario/ 


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

FORMAS DE PAGAMENTO

icone_banco.png
icone_bndes.png

2024 - Rubic Balões 

Todos os direitos reservados

Kiron Comunicação
bottom of page